O Silêncio e o mutismo
Para algumas pessoas o silêncio incomoda, perturba, angustia. Para outras, ele é fonte de sabedoria e momento de restauração.
Existe uma diferença entre estar em silêncio e estar mudo. O silêncio vem de dentro, é a paz do pensamento e da ação. Estar em silêncio é abster-se de agir em prol do sentir e perceber. O mutismo, ao contrário, é a ação impedida, a palavra evitada, o pensamento não verbalizado.
O sábio silencia-se diante do mistério, pois a compreensão do que é mais oculto não virá com a palavra, mas com o silêncio. Observar um fenômeno com atenção é um passo importante na busca pela sua compreensão.
O ideograma chinês para OUVIR é uma demonstração da sabedoria do oriente.
Para os chineses, ouvir exige a capacidade e a retidão virtuosa. Segundo Xu shen, o sinal 十 é um simples traço reto, que somado ao sinal de olho 目 expressa a idéia de retidão do que se vê.
Temos também os signos de orelha 耳 e capacitado 士, dando a entender que ouvir não significa apenas captar o som pelos ouvidos, mas ser capaz de captar mentalmente, selecionando o que é bom, correto (signo de retidão) e necessário, porque se trata de um ato seletivo.