"a ciência nada mais é que mais uma religião" 
- Constantes estelares

Como já sabemos, a Física é uma das ciências mais antigas e respeitadas da humanidade, e por isso raramente cai em descrédito. Ela é quase sempre instrumento de "definiçao" de verdadde, a chamada "veradde científica". Recentemente até mesmo para se falar em espiritualidade usam-se termos da Física moderna para endossar e dar caráter de irrefutabilidade ao que se diz: "hoje eu estou quanticamente triste", ou "as relações entre isso e aquilo são quânticas, por isso deve-se respeitar a subjetividade...".

Muitos outros estudos tiveram que sofrer drásticas transformações para poderem se adequar ao que chamavamos à época de "verdadeira ciência". Skinner, por exemplo, com suas teorias empiristas sobre a relação entre o aprendizado dos animais e o dos homens, definiu quase um postulado da psicologia dizendo que "o homem é fruto do meio", e para deixar seu método científico permear a ciência da Psiquê veio dizer que qualquer fenômeno no aprendizado humano poderia ser explicado em termos de relações com o meio em que ele vive, e afirmações "místicas" ou subjetivas sobre o funcionamento da mente seriam meros desvios da "verdadeira ciênca da mente" ou alucinações do indivíduo, devendo o cientista restringir-se, em sua pesquisa, ao que pudesse observar e manupular. O que hoje parece um grande radicalismo foi de extrema importância para que a Psicologia fosse mais respeitada como ciência (disscussão que ainda existe no meio).

As religiões também tiveram seus ramos na ciência. Allan Kardec foi um exemplo disso. Um cientista que, em um dado momento de sua vida, dedicou-se a estudar a existência de espíritos e fundou uma nova concepção de existência e devoção. Seus estudos transformaram-se em uma religião (espiritismo ou kardecismo) e ganharam adeptos fervorosos, sobretudo pelo seu caráter científico.

Hoje em dia muitas pessoas tentam atingir os céticos com argumentos da física moderna. às vezes, quando alvos de crítica por sua crença, dizem que aquilo que não se vê pode ser observado em "níveis quanticos", ou asseguram que "tudo poderá ser explicado pela Física Quântica". A falta de conhecimento sobre o assunto faz com que boa parte das pessoas sequer argumente.

Seria interessante que se soubesse bem o que significa "ser quântico", o que deixaremos para uma outra discussão, mas é indispensável que mantenhamo-nos afastados dos discursos falaciosos. Em nossos estudos e na vida aprendemos que quem tem fé não precisa de fenômeno. Quem verdadeiramente acredita ou ama algo, saberá encontrar seu valor e transmití-lo. Não é necessário que Nossa Senhora apareça todo semestre para que continuemos devotando-a, apenas acreditamos em seu amor e pronto.