Assim como nas leis da natureza, o ser humano afeta e é afetado constantemente pelo grupo de que faz parte. Dessa forma, o que o indivíduo faz para si mesmo tem reflexo em toda a sociedade, e vice-versa, num movimento contínuo de ação e reação. Chamamos de Rede esse sistema complexo de interações em vários níveis.
Ao atuar na rede, o prórpio indivíduo será impactado pelas reações às suas atitudes, seja para o bem, seja para o mal. Uma pessoa terá maior capacidade de atingir os seus objetivos na vida conforme a consciência que adquire de seu papel num todo, e seu poder deve ser acompanhado de responsabilidade sobre o impacto na Rede. Deve-se pensar no grupo, e não somente em si, quando se toma uma atitude, ainda que ela vise um interesse particular.
Vocês, enquanto alunos, são parte de um grupo maior, o grupo dos colegas de sala, que por sua vez formam o grupo dos alunos da escola, e assim por diante. É chegada a hora de aprendermos que, a pesar de possuirmos nossa imprescindível individualidade, vivemos em comunidade e dependemos de nossos colegas, amigos e familiares para seguirmos nossa vida. E que, ainda sim, somos independentes em nossas idéias e convicções.
(inspirado em mote de campanha de relacionamento da VIVO)
