Quanto aprendemos de verdade?

Quantos de nós se lembra dos conteúdos "transmitidos" por toda a nossa infância na escola? Milhares de horas-aula e que conteúdo somos capazes de reproduzir agora?
Mas se a pergunta for "quanto aprendemos?", então temos muito a contar...
É momento de cuidar mais de cada experiência, escolhendo-a bem e fazendo durar. Mais qualidade no essencial para que ele não se perca em tantos detalhes.
Se os adultos tivessem que fazer uma prova 15 anos depois de sair da escola, veríamos quanto detalhe se perdeu e nem por isso deixaram se ser felizes. A escola treina o aluno, ele faz a prova e esquece. E se a escola entrasse no hacking de quem está preso, se deu mal ou virasse mal caráter? E se o rancking das melhores escolas contivesse em seu algoritmo um "fator-idade-adulta" com direito a prova muitos anos depois que o alunos saíssem da escola? Será, então, que finalmente gastaríamos nossa energia em criar estratégias para fazer nosso ensino alçar vôos mais altos que a prova final em dezembro?
Vivemos em um País em que punimos quem não sabe resolver uma equação de segundo grau mas mantemos solto aquele que escravizou um ser humano tomando o dinheiro de seu trabalho.
Vamos repensar!

@noseducamosjuntos
foto: @artepatrick