Dia Sem sapatos na escola


Impressionante como é poderosa a simples experiência de tirar os sapatos...
No "dia sem sapatos" a escola inteira se
solidariza com quem não tem o que calçar e passa o dia descalço, do diretor aos alunos. Os sapatos velhos ficam na entrada em uma instalação interativa (um sapato gigante feito de... Sapatos).
Em sala de aula os pés no chão criam uma atmosfera surreal!
Por mais simples que possa parecer, ver um professor descalço é inexplicavelmente nivelador. Independente das roupas que nos expõem ou revelam, o chão é o tato comum inevitável. Todos pisam nele.
Pisar sem sapato na escola em passamos quase todas as nossas manhãs é como comer pela primeira vez uma fruta de uma árvore que sempre foi enfeite.
Em minha infância eu frequentava uma escola que tinha um lustre fixado no teto do auditório. Estava ali, sempre pequeno, lá em cima, intocável. Até que um dia a equipe da manutenção o trouxe para o chão. Só um dia sem sapatos para me fazer sentir inexplicavelmente ridículo por tocar pela primeira vez algo que sempre esteve ali e que de repente é tão cativante.
Os humanos de verdade precisam ser seduzidos para a educação e para os serviços de liderança até que não seja surpresa uma história como essa.
Parabéns @santoagostinho
Reverência, Aleluia Heringer